News

Sicoob Aracredi e Minas Editora

Entregam livro "Cooperação em Tempos de Pandemia" ao Centro Educacional Municipal Neusa Teixeira.

O SICOOB ARACREDI de Araguari, através da Minas Editora está lançando o livro COOPERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, dentro do Projeto LIVROS PRA ESCREVER (PLE) com textos e ilustrações dos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira. O livro, de temática cooperativista, foi escrito por dez alunos da professora Maria Regina Rezende Arruda e dezoito alunos da professora Cláudia Cristina Fernandes, mesmo com o desafiodas aulas on line em função da pandemia da Covid-19.

“Nosso propósito foi, primeiramente, despertar entre os alunos o interesse pela leitura e construção de textos e, em segundo lugar, conduzi-los à pesquisa sobre a importância do Cooperativismo no desenvolvimentoda pessoa e da sociedade”, esclarece a gerente de relacionamento Elba Cristina Viera da Silva que coordena o projeto Educação Financeira da Sicoob Aracredi para jovens e adultos. Para a diretora do CEM Neusa Teixeira, Lucimar Marques Costa Rodrigues, o PLE foi uma oportunidade de incentivar os alunos a serem produtivos e a conhecerem o conceito do Cooperativismo.

“Graças à nossa parceria com a Minas Editora, patrocinado pela Sicoob Aracredi, foi possível a realização desse livro maravilhoso, mesmo com o distanciamento social e mesmo sem nossos alunos em sala de aula”, frisou a diretora Lucimar. “No início, os alunos ficaram receosos pois não estavam preparados para tão grande desafio. Mas, alunos e pais, cooperando, entenderam nossa proposta e participaram ativamente”, testemunhou a professora Márcia Regina.

IMG_9903.JPG

A presença do Secretário Municipal de Educação e da equipe pedagógica foi um ponto alto do encontro restrito pela pandemia. Diretores da Sicoob, do CEM Neusa, da Editora confirmaram seu compromisso com a educação e a formação das crianças, promovendo a cidadania e um mundo melhor.

A percepção da professora Cláudia Cristina também foi de cooperação. “Conseguimos cumprir nossa missão com a ajuda das famílias que auxiliaram as crianças nas produções dos textos e ilustrações, num verdadeiro cooperativismo”.

O livro COOPERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA foi lançado na terça-feira, dia 16/03/2021, na agência do Sicoob Aracredi e também no CEM Neusa Rodrigues Teixeira e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Gilmar Gonçalves Chaves, do presidente do Conselho de Administração, José Carlos da Silva, do conselheiro Jair José Ferreira, o diretor da Minas Editora, Públio Carísio de Paula, da diretora Lucimar Marques e das professoras.

O Projeto LIVROS PRA ESCREVER foi lançado em 2019 quando foi editado em quatro escolas de Araguari e em duas de Uberlândia. O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e está em fase de captação onde toda empresa de Lucro Real pode investir até 4% do seu IR devido.

IMG_9885.JPG
IMG_9889 (2).JPG

Clima de cooperação entre o setor público e privado na construção de oportunidades de promoção da criança.

Jair José, conselheiro Sicoob, admirando a decoração da escola que é exemplo de eficiência educacional no município.

Minas Editora e Sicoob Aracredi

Lançam livro "Cooperação em Tempos de Pandemia"

no Projeto Livros pra Escrever 2020

nov/2020

A Cooperativa de Crédito Sicoob Aracredi de Araguari, MG e a Minas Editora se uniram para estimular um sentimento essencial para estes tempos de pandemia do covid 19: a Cooperação.

Como introdução a um trabalho maior que visa orientar e apoiar o cooperativismo em comunidades de vulnerabilidade social, crianças do 3º ano fundamental do Centro de Ensino Municipal Neusa Rodrigues Teixeira de Araguari, escreveram redações e ilustraram para a publicação de um livro.

O Projeto Livros pra Escrever da Minas Editora consiste na publicação das construções textuais de crianças e jovens de escolas públicas. Esse "know how" foi identificado pela Aracredi e juntos puseram as crianças para trabalhar.

Minas Editora e Aracredi não poderiam seguir em frente se não fosse a adesão e o engajamentos da diretora Lucimar e das professoras Cláudia e Márcia, ambas do 3º ano fundamental.

WhatsApp Image 2020-12-29 at 13.13.57.jp

Acima, Públio Carísio de Paula - Minas Editora; diretora Lucimar e Professora Cláudia no momento da entrega à editora dos trabalhos originais.

20190314_184041 (2).jpg

Durante 90 dias as professoras - em atividades remotas - orientaram e acompanharam a elaboração dos textos pelas crianças e que podem ser conhecidos no livro - os interessados podem entrar em contato com a Cooperativa.

A Aracredi deseja em 2021 trabalhar com as habilidades e potencialidades do público do "Neusa Teixeira" a fim de construir novas oportunidades a partir do cooperativismo, da união da comunidade daquela região da cidade.

Capa Cooperação em Tempos de Pandemia MA

Capa do livro das crianças do 3º ano fundamental do CEM Neusa Rodrigues Teixeira de Araguari, em 2020.

A pandemia do Covid 19, criou novas perspectivas de colaboração entre a Aracredi e a comunidade, mesmo por suas finalidades estatutárias, auxiliando o desenvolvimento de comunidades carentes de orientação técnica no exploração das potencialidades latentes no ser humano.

Tanto as famílias quanto as crianças receberão livros desta edição 2020 e, em 2021, integrarão um importante projeto de crescimento pessoal a partir da cooperação dentro da comunidade escolar.

Professora Cláudia com um de seus autores mirins do 3º ano fundamental 2020.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Auto da Barca do Inferno

12º livro da escritora araguarina Gessy Carísio de Paula, o clássico quinhentista do escritor português, é aqui apresentado em versão poética.

Gessy Carísio de Paula, natural de Araguari, MG, onde reside, é professora, escritora, musicista e artesã, habilidades naturais de seu espírito criativo e empreendedor.
Licenciada em Letras, português-inglês e pós graduada em Redação e Oratória, sempre viveu em ambiente escolar e das letras, desde muito cedo uma leitora contumás.
Publicou 11 livros nos seus 40 anos de vida literária e possui mais alguns aguardando ocasião de lançamento. Destacamos AMIZADE CUSTA POUCO  premiado em 2º lugar no 8º CONAOP (Concurso Nacional de Obras Publicadas) promovido pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, MG em 1997. ARUBA - A Ilha Azul do Caribe - Medaille de Vermeil e Diploma no XXIX Grand Concours da Académie Internationale de Lutèce-Paris/França - 1998 e Troféu e Diploma no 9º CONAOP de São Lourenço, MG em l998. Fábulas - LA FONTAINE (Em versos) - 1ª edição - 1999  - Prêmio Cem Livros do Século, pela Casa Brasileira de Cultura - Pelotas/RS - junho de 2001. 
Pertence à Casa do Poeta Brasileiro (CAPORI) Porto Alegre (RS) e POÉBRAS, Seção de Brasília; AJEB - Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil - Seção de Brasília-DF, e ainda a inúmeras Casas de Cultura do país. Faz parte do Clube da Simpatia - OLHÃO, Portugal; membro da INTERNATIONAL WRITERS ASSOCIATION - IWA - OHIO, USA; ACADÉMIE INTERNATIONALE DE LUTÈCE-PARIS-FRANÇA e Membro Di Merito Per Le Lettere da ACCADEMIA INTERNAZIONALE “TRINACRIA”- Messina, Itália.

Membro Fundadora da Academia de Letras e Artes de Araguari - ALAA, onde foi presidente durante 07 anos, 2004-2011. Membro Efetivo da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira de nº 28 - Patrono Érico Veríssimo.
Diplomou-se em música pela Academia de Artes Mário Mascarenhas, Rio de Janeiro, em Teoria Musical e Instrumentação em Acordeon, instrumento que lecionou por mais de 20 anos e toca desde menina.
Exímia nas atividades manuais, ensinou tricô à mão e em máquina a muitas jovens ao longo de sua vida e que têm nessa habilidade o seu sustento.
É responsável por vários projetos sociais em continuidade à obra de seu pai no Educandário Espírita de Araguari.